Banana da Terra

           Ah, esse querido anfitrião do Centro Histórico de Paraty! Ah, esse narrador capaz de alimentar e criar memórias. Na arquitetura, no estilo colonial, na gente paratiense... Na gente "Da Terra"! Ah, nosso Banana!

Tradição e contemporaneidade se enamoram à beira mar e selaram compromisso no Restaurante Banana da Terra. E lá se foram quase 30 anos de história acolhida nessa cidade reconhecida, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como Patrimônio Mundial. Paraty é Sítio Misto por sua biodiversidade. É Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.

A arquitetura do nosso casarão de portas e janelões coloridos revela as dobras do tempo do período colonial. Já a memorabília, colecionada entre andanças da chef Ana Bueno e família, tempera de saudade a contemporaneidade da cozinha caiçara, sempre marcada no menu e nos afetos que nos aproximam dos fornecedores.​

Criatividade, respeito às pessoas, à terra e ao mar, ao alimento. Ao futuro. Conexão entre saberes e sabores, entre laço e anzol. Gastronomia responsável e social. Comida gostosa, de verdade. Para ti.

Um abraço em cada garfada! Esse é o nosso Banana.

CAPITULAR BANANA COR.png
Peixe_edited.jpg

O peixe com banana é uma de nossas receitas mais queridas porque remete às receitas locais. 

Entre caiçaras e caiçarinhas, sabe-se, também, que os sabores do interior, da roça, são caríssimos. Pense, então, numa barriga de porco à pururuca em versão contemporânea: temos!

Pense nas plantas alimentícias não convencionais (PANC) ladeadas ao longo do caminho: idem.

​Tem mais conteúdo sobre o Banana aqui!