Buscar
  • Ana Bueno

DA TERRA, NOSSA WEBSÉRIE

Atualizado: 13 de abr.

Paraty/RJ é, antes de tudo, feita de gente. Do mar à serra, somos responsáveis pela manutenção da biodiverside e dos ingredientes que nos dão a medida do sabor caiçara. Nossa relação é tão estreita com os produtos e os produtores que, em outubro de 2020, resolvemos contar para todo mundo sobre a maneira como fazemos o mapeamento e a seleção dos nossos insumos. Fizemos isso por meio de uma websérie para o Instagram, em 11 episódios, 11 vídeos que você pode conferir em nosso perfil: @restaurantebananadaterra.

"Da Terra" foi produzida por uma equipe valente que, em meio à pandemia, encontrou razões de sobra para acreditar e estreou em abril de 2021. O objetivo da chef Ana Bueno, que idealizou e dirigiu "Da Terra", era mostrar o universo que há para além das "receitas". Um universo que se abre quando sabemos de onde vem o alimento que consumimos. Além de potencializar a economia criativa de Paraty e toda a cadeia - que dá forma e força a ações conjuntas da gastronomia e turismo locais.

Afinal, quem pesca o siri? Quem pega o marisco? Quem pesca o robalo? Quem planta o aipim e todos os ingredientes que vão parar nas nossas panelas? No Banana, conhecemos seus nomes, endereços e quereres. Isso é algo que nos inspira e que não aparece, normalmente, nos grandes meios de comunicação.

Acima de tudo, houve um esforço para dar voz e visibilidade a personagens importantes das casas de farinha, das produções de frutas, legumes e verduras, das criações de abelha, das fábricas de banana passa, dos alambiques, das roças, dos mares... Também foram apresentadas as receitas de pratos servidos no restaurante ou que são referências paratienses.



"Acho também que o "Da Terra" tem um sentido de chamada para o real deste novo normal. Abre portas para um novo modo de pensar e comer. Também faz ponderar sobre a contingência das mudanças climáticas e impulsiona à criação de códigos territoriais e de fortalecimento local. Para que a atitude funcione globalmente", destaca a chef Ana Bueno durante o 1º Seminário Internacional de Turismo, Gastronômico, sediado em Paraty/RJ.



PARA ALÉM DO PRATO

Em cada episódio, "Da Terra" fez um passeio pelas redondezas e lonjuras do nosso entorno. Partindo do Banana, percorreu e revelou diversos locais para mostrar que nossos insumos são produzidos por pessoas incríveis. Como seu Eraldo do Mel, que produz mais de 126 variedades de frutas no Sítio Borboleta, distante 15Km do Restaurante Banana da Terra; dona Marlene, uma brava marisqueira ou mariscadeira que não abandona o ofício; Jorge Ferreira, nosso forager, guardião da Mata Atlântica e divulgador da agrofloresta em Paraty/RJ; Márcio e o Joel, pescadores que não só respeitam o mar quanto cobram de autoridades e sociedade uma postura mais consciente em relação à destinação de resíduos.

A cozinha da casa da chef Ana Bueno serviu de cenário às gravações, espécie de extensão do restaurante e laboratório criativo da cozinheira.



Foi um projeto tão honroso quanto desafiador!


instagram.com/restaurantebananadaterra/channel



CRÉDITOS
"Da Terra"
Websérie do @restaurantebananadaterra para o IGTV

Direção, produção e apresentação
Ana Bueno

Concepção, câmera, edição e animação
Cauli Bernardinello

Edição de imagens
Luis Scarabell

Câmera
Herick Sales

Registro fotográfico
Luciana Serra

Cenário
Marcio Franco

Produção culinária
Tersa Luzia dos Santos
Geane Aparecida da Silva Matos

Edição de textos
Érica Araium e Ana Calixto

Branded content e conteúdo para as redes sociais
Érica Araium
19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo