Buscar
  • Ana Bueno

Para ti!

Atualizado: Jun 1

O Banana da Terra não existiria sem Paraty (RJ). A cidade e o restaurante estão em sintonia desde o começo. Ele é o que é por causa do peixe com banana, das pessoas que fornecem a ele. Das pessoas que trabalham. Por causa da missão dele na cidade. Porque ele está no coração do centro histórico. Situado num contexto cultural e de biodiversidade tão importante que foi reconhecido como Patrimônio Histórico Mundial, pela Unesco, em julho deste ano 2019.

Ora, esse título não é glamour! Ele é construção. É trabalho longo e de muita gente. É projeto de um futuro mais sustentável.

Assim como Paraty, o Banana também começou devagar, com a adaptação do imóvel onde era a casa da família para um restaurante. Era tudo caseirinho e num tempo em que o turismo em Paraty era bem sazonal.

Fizemos a primeira reforma e a casa ganhou a área de preparo... E muita sabedoria aos 10 anos de vida.

Em 2003, quando chegou a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - o turismo começou a mudar por aqui. Nos atualizamos a cada virada de página, a cada livro devorado, junto dela.


Em nossa terceira reforma, o Banana conseguiu mostrar toda personalidade. Na decoração, nos pratos - atualizados e repensados todo santo dia.

Chegamos juntos até aqui, Paraty. Para ti, tanta gente trabalha pensando no legado, na história, na tradição.

Na fauna a flora da nossa Mata Atlântica. Nos sorrisos e sonhos das pessoas.

E o que virá nos próximos 25 anos para Paraty e para o Banana?

Não temos bola de cristal, mas nossa missão é grande! Por isso, o Banana é de Paraty. E Paraty é do Banana.

E como é bom ter esse Banana na vida da gente!

18 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Trip Advisor ícone social

© 2020 Restaurante Banana da Terra