Buscar
  • Ana Bueno

Paraty vista da janela

Atualizado: Abr 3

O casarão que acolhe o restaurante serve de palco das histórias da família da chef Ana Bueno há três gerações: é paratiense a valer. Das janelas, vê-se a alma da casa, a cozinha, maturada por uma equipe aplicada à cultura local e servil às técnicas mais bacanas para revelar aromas, texturas e cores na medida.

Ana Bueno fez-se chef com ela.

Sob seu comando, as velhas e deliciosas receitas da culinária paratiense foram aos poucos ganhando novas leituras. Ganharam sofisticação e leveza, temperos inusitados, delicadas composições, combinações surpreendentes.

Do salão, avista-se sem esforço a boqueta. Dali partem preparações lindas e cheirosas – difícil não se aprumar na cadeira para já provar com os olhos o que chegará à mesa. O clima intimista, familiar, provoca à prosa mais longa. Entre os objetos pessoais embriagados de memória, notam-se os quadros de artistas locais, como Júlio Paraty, Márcio Franco, Sérgio Atilano e Fernando Fernandes.


Na parede descascada, perto da adega, o sinal de fuligem denuncia que um fogão à lenha chegou a funcionar por ali, quando o casarão era residência do famoso Dadó, personagem marcante da cidade…

Sugerindo leveza e frescor à extensão do bar, um jardim vertical, rico em espécies da Mata Atlântica, planejado por Ana, marca a passagem para o salão mais reservado da casa, área das mesas redondas atadoras de nós.

Entre os móveis, tamboretes, bancos, aparadores e armários generosos, daqueles com jeitão de boas-vindas.

9 visualizações

Contato: 24 3371 1725

© 2020 Restaurante Banana da Terra